Em países como a Grécia, Itália, Croácia, Chipre, Bulgária, Roménia e Portugal, em 2016, os valores de desemprego jovem e de jovens adultos que não estudam, nem trabalham (“nem-nem”) eram considerados dos mais elevados na União Europeia. Estes valores, associados ao desemprego de longa duração e a situações de trabalho temporário, de part-time e de subdesemprego, prolongadas e involuntárias, de jovens adultos (considerando, especificamente para esta circunstância, o setor do Turismo), constituem o foco principal do Projeto NESET – NEET’s Empowerment for Sustainable Employment in the Tourism Sector.

Deste modo, o NESET tem como objetivo fundamental encorajar e acompanhar jovens adultos na procura e obtenção de emprego, contribuindo, igualmente, para a promoção do emprego e do empreendedorismo no setor de turismo.

O NESET é financiado pela EEA & Norway Grants, e envolve 13 organizações provenientes de 8 países distintos: Varna Chamber of Commerce and Industry (Bulgária) – Coordenador; Cluster for IT Support to the Black Sea Touristic Business (Bulgária); NGO ECHO (Croácia); TUCEP – Tiber Umbria Comett Education Programme (Itália); APSU – Associação Portuguesa de Startups (Portugal); Geo Club Association (Roménia); VE-GO-RA – Local Development Agency of the City
of Velika Gorica (Croácia); Umbria Legislative Assembly (Itália); Tora Consult Ldt. (Bulgária); SARONIS S.A. (Grécia); Enoros Consulting Ltd. (Chipre); Dialogue Diversity (Portugal); Einurd Ltd. (Islândia).

Os resultados esperados compreendem um decréscimo do desemprego jovem no setor de turismo, que será alcançado através de uma melhoria das competências sociais, de empregabilidade e de empreendedorismo deste público-alvo; e a consolidação da participação jovem no setor turístico, que será alcançada através da criação de uma plataforma online de suporte, de mobilidades de colocação profissional, distribuídas pelos países parceiros do projeto, e pelo aumento das oportunidades de criação de startups bem-sucedidas neste setor.

Por conseguinte, no mês passado, nos dias 10 e 11 de outubro, foram realizadas a conferência de abertura e a reunião de arranque do Projeto NESET, em Varna, na Bulgária. Durante a conferência, foram apresentados os objetivos, os parceiros e os resultados esperados do projeto. Do mesmo modo, foram também abordadas algumas temáticas pertinentes relacionadas com o projeto, como o emprego jovem, o mercado de trabalho e a formação no setor de turismo. Igualmente, a reunião de arranque permitiu definir os planos e agenda de trabalho, tal como planificar e descrever as ações a implementar nos próximos meses pelos membros do projeto.

Siga-nos no website e página de Facebook da APSU para acompanhar as novidades deste projeto inovador.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*