Todos os anos, a probabilidade de ocorrência de catástrofes naturais (por exemplo, incêndios, cheias, deslizamentos de terras), em Portugal, parece inevitável. Porém, dada a infeliz frequência com que tais eventos ocorrem, parece lógico o desenvolvimento e adoção de medidas orientadas para a prevenção. Estas ações de prevenção são sustentadas pela contabilização dos elevados danos causados na eventualidade de ocorrência desses desastres.
As suas consequências nocivas podem ser controladas pelo Homem, uma vez implementadas as diligências adequadas de prevenção e de planeamento de território, considerando o equilíbrio natural do meio ambiente.

Assim, a previsão e prevenção dos desastres naturais e da sua interação com o meio envolvente são abordagens distintas, mas que se complementam. Por um lado, a previsão relaciona-se com a capacidade de reconhecimento da atividade de um fenómeno natural e, consequentemente, com a capacidade de reconhecimento do momento no qual atingirá uma fase crítica, bem como da quantificação da sua intensidade. Por outro lado, a prevenção traduz-se pela quantificação das consequências de um determinado fenómeno natural sobre o meio que o envolve e, como resultado, da distinção de ações capazes de reduzir o seu impacto.
Deste modo, e de uma forma geral, foram implementadas várias medidas de prevenção, em Portugal, com o intuito de evitar ou de controlar estes desastres naturais. No entanto, ainda muito poderá ser feito neste sentido.

Por conseguinte, o projeto “CiProVoT- Civil Protection Volunteers Training” visa a criação de sinergias entre os voluntários da Proteção Civil, oriundos de vários países Europeus, e a posterior criação de um Grupo Europeu de Voluntários da Proteção Civil, bem como da sua formação relativamente às competências necessárias para prevenir e gerir situações de emergência e desastres naturais.

No âmbito deste projeto, realizou-se em Patras, na Grécia, a 1ª mobilidade de formação internacional para profissionais e voluntários da Proteção Civil, orientada pela LARES Itália. Posteriormente, realizar-se-á a 2ª mobilidade de formação internacional em Itália, em maio do próximo ano. A 2ª mobilidade de formação contará com a participação de 27 jovens voluntários da Proteção Civil, provenientes da Itália, Grécia, Reino Unido, Bélgica e de Portugal, que integrarão na comunidade do Projeto CiProVoT.

Em 2019 será, igualmente, disponibilizada uma plataforma de formação online gratuita para os voluntários da Proteção Civil, para profissionais experientes do setor, e para todos os interessados na área de estudo.

O Projeto CiProVoT é cofinanciado pela DG EAC, Erasmus+: Ação-Chave 2, Parceria Estratégica no âmbito da Educação para Adultos, e envolve uma parceria de 6 organizações: Centro Studi Città di Foligno Associazione (Itália) – Coordenador; ERGASIA EKPEDEFTIKI S.A (Grécia); LSBU – London South Bank University (Reino Unido); PSCE – Public Safety Communication Europe Forum (Bélgica); CESIE (Itália); APSU – Associação Portuguesa de Startups (Portugal).

Para mais informações, visite www.ciprovot-project.eu

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *